sábado, 13 de maio de 2017

Ataque Ransomware, Falhas Nas Empresas e Bitcoins

Um ataque a computadores, na modalidade de 'ransomware', ocorrido em várias partes da Europa e do mundo, tem causado pânico em muita gente e empresas. O ciberataque de 'ransomware' foi de grandes proporções e atingiu nesta sexta-feira (12/05) instituições e empresas em vários países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Portugal, Turquia e Rússia. O tipo de ataque que se chama 'ransomware', o vírus usado atende pelo nome "WannaCry" (quer chorar)

Segundo empresa tcheca de segurança cibernética Avast, a estimativa é de mais de 75 mil, o número de ataques cometidos por hackers, que usaram um vírus do tipo 'ransomware', afetando 99 países.

Trata-se do 'ransomware', um crime digital onde os hackers apoderam-se das máquinas das vítimas e utilizando de uma brecha no Windows, conseguem trancar todos arquivos da máquina bloqueando-a, para então, pedir um "resgate"(“ransom” quer dizer resgate em inglês), que deve ser pago com bitcoins. O resgate é pedido em moedas digitais, em bitcoins, segundo relatos, devido ao anonimato e a dificuldade de ser rastreada pela polícia. Por aí vemos a ousadia e a quantas andam o mundo do crime e a tecnologia, e nossa segurança também, não é mesmo?

ataque hansomware europa telecom bitcoins computador wannacry


Ataque a intituições e empresas europeias e vários países

O ataque que ocorreu na Europa deixou várias instituições vitimadas, entre elas, 16 hospitais de atendimento público do Reino Unido, a empresa espanhola de telefonia móvel Telefónica e a Portugal Telecom.

Segundo o jornal El Pais, a maioria das empresas espanholas estariam indefesas diante esses ataques cibernéticos. Por que suas estruturas tecnologicas tem vários tipos de brechas para ataques como estes e boa parte delas não conta com planos de contingência para enfrentar ações como a ocorrida nesta sexta-feira.

“As empresas espanholas não estão preparadas de modo algum”, sentencia com contundência Víctor Escudero, especialista em bitcoin e cibersegurança.

Resgate cobrado em Bitcoins

Na verdade, o bitcoin não é culpado ou facilita criminosos, eles utilizam o que todos podem utilizar. A diferença está em fazer o mal. Com um garfo, posso tanto almoçar e ter saude, como posso tirar a vida de alguém, não é? Realmente há muitos assuntos polêmicos em torno do bitcoin e demais criptomoedas, não é para menos, elas representam uma inovação nunca vistas na sociedade humana.

Existe diferença entre Ransomware, RAT, Backdoor, Worm e Bot, mas não vamos entrar em detalhes sobre eles agora. Vamos falar sobre o 'ransomware'.
Foram muitas companhias de vários setores que tiveram seus computadores invadidos pelo 'ransomware'. Entenda mais este ataque ransomware...

O que o 'hansomware' faz, como ele faz, o que acontece com você após o sequestro do PC

Quando o 'hansomware' invade um PC, ele infectada o computador da vítima e começa exibir um alerta. A mensagem que aparece na tela fica cobrando um valor de resgate, para que seja possível se livrar da praga. Que só assim, você poderá voltar a usar seu computador.

O 'hansomware, após infectar uma máquina, ele começa a comprimir(compactar) e criptografar todos os arquivos e dados do computador, sem você perceber. Pois faz isso em segundo plano, e a pessoa não entende o que está acontecendo.. Quando ele conclui este processo de compactação dos arquivos do seu sistema, ele emite um alerta na tela. Daí em diante, você fica sem poder usar o computador.

Esses ataques vêm sendo feitos desde o final dos anos 80, com a entrada em cena do PC Cyborg Trojan. A partir daí, há hackers que tentam bloquear os sistemas através de um arquivo infestado e, posteriormente, extorquir a empresa em troca da descodificação, explica Santiago Márquez Solís, consultor tecnológico especializado em blockchain e autor de livros como Bitcoin, Guía Completa de la Moneda del Futuro (bitcoin, guia completo da moeda do futuro).

Fique atento, e vamos aguardar o próximo post sobre a falha do Windows, que permite tal ataque.

 Links de de fontes e consultas:

El Pais Brasil | CriptomoedasFacil | OficinaDaNet | DW


Nenhum comentário:

Postar um comentário